Jornadas, convite à Missão
A solenidade de hoje (20/05/2012) incomoda muita gente neste mundo secularizado que vivemos. Há pouco tempo atrás, uma organização ateísta pagava uma grande quantia para fazer circular como propaganda nos ônibus de Londres a seguinte afirmação: "Deus não existe, mas não se preocupe: curta a vida."
O texto lembrava a célebre e infeliz afirmação do astronauta soviético Yuri Gagarin em plena época da guerra fria: "Passei pelos céu e não vi a Deus." Haveria que perguntar se ele esperava encontrar no espaço um ancião de barbas longas sentado num meteorito... No fundo, propaganda ideológica de um regime ateu.
É interessante que os descrentes, ateus e agnósticos de nosso tempo façam a mesma pergunta que ouvimos dos anjos na leitura de hoje: por que ficais olhando para o alto? À primeira vista parecem repetir a críticaque o filósofo Hegel fazia a nós: "os cristãos desperdiçam no céu os tesouros destinados à terra." Mas, na verdade, nos convidavam a algo muito maior. Como sabemos, a festa da Ascensão é o grande envio missionário dos cristãos, que, quais outros "cristos" - é a origem do nome cristão - devem manifestar na terra a presença do Senhor que, completada sua missão, estará sempre no meio de nós.
É essa verdadeira epifania, manifestação do Cristo Ressuscitado, que se experimenta nas Jornadas Mundiais da Juventude. Em sua mensagem aos cardeais e à Cúria Romana por ocasião do Natal do Senhor de 2010, o Santo Padre assim se expressava: "há uma nova experiênciada catolicidade, da universalidade da Igreja: Viemos de todos os continentes e, apesar de nunca nos termos visto antes, conhecemo-nos. Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas; e, no entanto, sentimo-nos imediatamente unidos como uma grande família. (...) As nossas orações são as mesmas. (...). Aqui o fato de todos os seres humanos serem irmãos e irmãs não é apenas uma ideia, mas torna-se uma experiência comum real, que gera alegria." Já se disse que pelos frutos se conhece a árvore. As Jornadas Mundiais da Juventude são a expressão de corações que encontraram em Cristo o sentido verdadeiro da vida.